Você sabia que é importante compartilhar a cultura da empresa? Quando se estabelece uma cultura de compartilhamento de conhecimento na organização, melhora o envolvimento dos colaboradores. Além disso, ajuda a reduzir o índice de rotatividade da organização. No entanto, se você quer aprender um pouco mais sobre o tema deste artigo, continue comigo por aqui no blog e acompanhe a leitura!
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional são valores, regras e hábitos que, quando compartilhados, governam os aspectos cognitivos e afetivos de um grupo. Isso se dá através da organização dos meios e símbolos pelos quais eles são moldados e expressos. Atualmente, vivemos uma onda de pessoas pedindo demissão e isso acontece por vários motivos.
No entanto, quando a empresa possui uma cultura forte, ela insere os seus colaboradores, motivando-os todos os dias a fazer parte da organização. Eles, por sua vez, se sentem valorizados e respeitados. Além disso, os colaboradores se tornam sua maior propaganda, afinal, quando estão felizes dentro da organização, a tendência é que compartilhem isso com as pessoas ao redor.
Por que é importante compartilhar a cultura da empresa?
Quando se compartilha a cultura da empresa, você atrai as pessoas, fazendo com que tenham interesse na organização. Além disso, retém talentos. Um bom exemplo de como compartilhar a cultura organizacional são os posts que muitos CEOs e até mesmo colaboradores fazem no LinkedIn.
Desta forma, as pessoas conhecem o papel da empresa dentro da sociedade. Portanto, quanto mais você divulga a missão, a visão e os valores da organização, melhor.
Quais os benefícios da cultura organizacional?
Veja os principais benefícios da cultura organizacional :
Melhora o ambiente de trabalho
A cultura e o clima organizacional da empresa interferem no dia a dia dos colaboradores. Pois, eles atuam nas dimensões físicas e emocionais quando contribuem para a autoestima, o bem-estar e as tarefas dos funcionários. Além disso, quando bem aplicadas, intensificam o engajamento, a motivação etc.
O respeito, a confiança, a parceria, o feedback e outras práticas também fazem parte do ambiente de trabalho. Outro ponto importante é o ambiente físico. Esse deve oferecer qualidade de vida às equipes. Por isso, a empresa precisa se atentar em ser um ambiente adequado para os colaboradores, como um espaço limpo, iluminado, com a temperatura ambiente adequada e outras melhorias.
Uma organização deve ter um ambiente leve, harmonioso e dá suporte nos sentidos materiais como um todo. Já para intensificar esses benefícios é importante que a corporação realize pesquisa de clima organizacional com os funcionários, pois é por meio dela que se pode mensurar a opinião dos trabalhadores em relação à empresa.
Favorece na tomada de decisões
A cultura da empresa aplica as suas resoluções, pois as regras estão claras para os gestores e funcionários que desejam atuar com assertividade. Esse resultado pode ser visto nos processos de recrutamento e seleção. Isso porque toda a seletiva acontece segundo as normas da empresa. Além disso, a cultura organizacional ensina os colaboradores a se adequarem aos valores da organização e também melhora o ambiente de trabalho. Pois, todos reconhecem a missão, a visão e os valores da companhia.
Melhora a comunicação interna
Uma empresa que tem uma cultura organizacional bem definida, melhora a comunicação interna. Pois ela se torna mais efetiva e tem várias vantagens para os funcionários e a organização. Quando você dá um feedback, por exemplo, ele ajuda a agilizar a resolução de problemas. Um grupo coeso torna os processos mais ágeis.
Já a comunicação interna reflete diretamente na satisfação do cliente. Isso acontece uma vez que a resposta, as entregas e a forma de decidir as resoluções estão sujeitas ao julgamento do consumidor. Tudo isso, no final resulta em ganhos e perdas para a empresa.
Ajuda com a imagem
A cultura da empresa também ajuda com a imagem da organização. Portanto, a cultura organizacional pontual é uma administração que contempla a valorização dos seus colaboradores que determinam a construção de uma imagem forte da organização para as suas equipes e clientes.
Desta forma, a empresa fica conhecida por sua imagem e se torna um diferencial. Isso atrai os melhores talentos. Com isso, eles optam por trabalhar em instituições que oferecem mais suporte e empregabilidade. Além disso, uma organização que dá suporte aos funcionários, com um ambiente acolhedor e autonomia atrai as pessoas que são candidatas à vaga de emprego.
Com essas admissões, a empresa se destaca por ser mais pessoal e ter mães, pessoas com mobilidade física, gêneros diversos, raças e crenças religiosas em seu quadro de colaboradores. Essa diversidade tem diferentes habilidades e competências que elevam a produtividade e a cooperação a ser uma referência no mercado.
Retém talentos
A cultura organizacional também ajuda a reter talentos. Os colaboradores se identificam com as organizações que respeitam a sua maneira de ser e dão liberdade para que eles deem opiniões sobre a organização. Portanto, quanto mais próxima do colaborador, a empresa terá vontade de fazer parte do time ao qual pertence.
Como relacionar cultura da empresa e trabalho?
A relação entre cultura e trabalho está atrelada a forma como a organização consegue se movimentar em meio à diversidade, preservando os estilos de trabalho naturais. As organizações devem criar culturas em que as pessoas trazem a sua autenticidade para o trabalho.
Pois, quando as pessoas são obrigadas a trabalhar fora de suas forças naturais e se comportam como a corrente dominante para serem bem-sucedidas, elas não oferecem seu melhor. Assim, elas se frustram, se sentem exaustas e saem da organização. Com isso , as empresas pagam um preço elevado pela perda de conhecimento.
Você aprendeu neste artigo como é importante compartilhar a cultura da empresa, não é mesmo? Também há vários benefícios da cultura organizacional como melhoria da comunicação interna e do ambiente de trabalho. Portanto, trabalhe sempre esse tipo de cultura e incentive os colaboradores a participarem do ambiente corporativo.