• Home
  • Ester
  • Quando começar um perfil no LinkedIn?

Quando começar um perfil no LinkedIn?

O LinkedIn deixou de ser uma plataforma inacessível, onde somente pessoas em cargos executivos devem se posicionar e tornou-se uma rede social para qualquer pessoa que deseja evoluir na carreira profissional. Ele também é a rede que aproxima conexões e promove o  networking. Por isso, é importante saber quando começar um perfil no LinkedIn.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não se preocupe! Neste post, você vai aprender o que é perfil LinkedIn. Também vou te mostrar quando começar um perfil e quais as vantagens de investir na rede corporativa. E então, quer conferir tudo isso e muito mais? Acompanhe a leitura!

 

O que é perfil LinkedIn?

O perfil serve para aproximar as pessoas e compartilhar conhecimento. Você pode publicar informações sobre a sua formação e experiências profissionais. Falar a respeito dos projetos bem sucedidos e até compartilhar desafios e o que é possível fazer para superá-los. Com um perfil ativo no LinkedIn, você se expõe às conexões e é sempre lembrado por quem compartilha conteúdo e também te segue.

A plataforma funciona como uma espécie de teia onde as pessoas estão direta ou indiretamente conectadas. Também é possível encontrar pessoas com perfis semelhantes à persona da sua empresa, isto é, que representam o seu cliente ideal.

Portanto, o LinkedIn não é apenas um espaço para divulgar currículos, ele é uma excelente plataforma para pessoas e empresas serem vistas e lembradas. Principalmente, se você deseja desenvolver a sua carreira profissional ou até mesmo mudar de atividade, ou ainda, divulgar o seu trabalho.

Leia também: Como ser uma referência no LinkedIn?

 

Quando começar um perfil no LinkedIn?

Engana-se quem pensa que para ter um perfil no LinkedIn é necessário ter um diploma ou só procurar um emprego. O Linkedin hoje se tornou uma plataforma que preza muito o networking. Com base nisso, sugiro a quem faz faculdade ou qualquer outro curso, que faça um perfil e comece se posicionar na rede.

Mas não é só fazer comentários construtivos nos perfis de outras pessoas, mas produzir conteúdos estratégicos e que mostram o profissional que você é. Portanto, vale falar sobre os assuntos que domina, como também postar conteúdos sobre outros temas que têm a ver com a sua área. Além disso, essas são outras dicas que você pode adotar para quando começar um perfil no LinkedIn:

 

Para procurar novas oportunidade de emprego

Como você já deve saber, a plataforma é uma excelente ferramenta para quem está em busca de novas oportunidades na carreira, seja para mudar de área ou para atuar como freelancer, por exemplo. É que os usuários conseguem ter acesso as vagas de emprego que são publicadas pelas empresas. Assim, eles podem analisar se a oportunidade é compatível com o seu perfil profissional.  Em caso afirmativo, basta se candidatar ou entrar em contato com o recrutador.

Leia também: O que escrever no LinkedIn quando está desempregado?

 

Para divulgar o trabalho

Conforme já falei por aqui no blog, o LinkedIn também ajuda a divulgar trabalhos. Ele funciona como um currículo onde a pessoa descreve todo o seu histórico profissional. E nada melhor que ter a oportunidade de mostrar tudo que se fez de positivo ao longo de uma trajetória de vida, certo?

 

Para aumentar a rede de contato

A rede também é um espaço aberto para quem deseja aumentar a lista de contatos profissionais. Seja para fazer futuras colaborações e parcerias ou se aprofundar em determinado assunto. Assim, o networking é muito benéfico para mostrar aos contatos que você é uma pessoa influente e tem autoridade no assunto. E tem mais, quanto mais você posta na rede, mais ficará conhecido e as pessoas terão o interesse em conectar com o seu perfil.

 

Para contratar novos talentos

O LinkedIn é usado por recrutadores e empresas que desejam encontrar os melhores talentos para o seu time de colaboradores. Os recrutadores criam um perfil ideal do profissional que está sendo requerido e a plataforma, por sua vez, busca no banco de dados os candidatos que mais se encaixam nas exigências. Portanto, quem trabalha no RH das empresas tem chances de encontrar talentos na rede corporativa.

 

Quais as vantagens de ter um perfil no LinkedIn?

Há várias vantagens de ter um perfil estratégico no LinkedIn. Confira as principais:

 

Compartilhar conteúdos atrativos

Se você deseja se tornar uma autoridade em sua área , o LinkedIn é uma plataforma excelente para compartilhar conteúdos que sejam relevantes para o seu público alvo. Você pode divulgar o blog da sua empresa, notícias da sua área de atuação ou informar a audiência sobre produtos e serviços. Tudo isso são excelentes estratégias para quem deseja saber quando começar um perfil no LinkedIn.

Desta forma, você tem maior engajamento das pessoas com o seu perfil pessoal ou da sua empresa. E, assim, consegue mais visitas no seu site.

 

Criar conexão com o público alvo

O LinkedIn ajuda principalmente na conexão de empresas B2B, cujos clientes também são empresas. Ele é um ótimo local para estabelecer uma relação real com o público. A plataforma também abre portas para que ocorram conexões com empreendedores, donos de negócios e profissionais. Pois, por meio das publicações, comentários, mensagens privadas e recursos como o LinkedIn Premium, você consegue ter as conexões que deseja.

 

Aumentar as chances de ser encontrado nas pesquisas

As organizações que têm uma página no LinkedIn tem chances de serem encontradas pelos consumidores online. Isso acontece porque a empresa é vista na rede e, quanto mais você compartilha links na página dentro da plataforma, mais aumenta a autoridade da organização. Com isso, o nome da empresa ganha visibilidade, o que também ajuda a ranquear a sua página no Google.

 

Promover produtos e serviços

Por fim, você também consegue promover produtos e serviços no LinkedIn. A rede funciona como uma vitrine para possíveis compradores e pessoas que se interessam por seu tipo de negócio. Há muito espaço na rede para você fazer as suas publicações e, assim, atrair as pessoas certas. Nos perfis empresariais, por exemplo, você pode usar algumas páginas para destacar iniciativas de cada tipo de negócio. Um exemplo é divulgar novos produtos ou até mesmo aqueles que estão em promoção.

Como você viu neste conteúdo é bom ficar atento em quando começar um perfil no LinkedIn. Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, continue sempre por aqui em nosso blog. Você verá outros conteúdos informativos como este.

E não se esqueça, caso queira ter um perfil estratégico na rede, aprenda a construir um perfil estratégico no LinkedIn em 60 minutos! 

Precisa de ajuda?