Um dos desejos de quem usa o LinkedIn é se tornar uma referência da sua área na plataforma. No entanto, para que isso aconteça são necessárias algumas ações. Por isso, neste post, vou te mostrar como ser uma referência LinkedIn. Se você se interessou pelo assunto, continue comigo e acompanhe a leitura!
Qual é a importância de ser uma referência no LinkedIn?
Se você deseja saber como ser uma referência no LinkedIn, compreenda que a importância disso está, não somente em ser uma autoridade na rede, mas também em se destacar. Pois, você já deve ter escutado por aí que quem é visto, é lembrado, não é mesmo? E, portanto, quando se é uma referência, as pessoas sempre vão citar o seu nome ou procurar como parceiro de negócios.
Quer um exemplo? Se você é um profissional da área médica e se posiciona no LinkedIn, pode ter a certeza de que será convidado para participar de palestras, lives e até congressos. Pois, quando se fala com autoridade, você conquista a admiração e o respeito das pessoas.
Quais as vantagens de ser uma referência na rede?
Veja as principais vantagens de ser referência no LinkedIn:
Abre portas de trabalho
Como já adiantamos no tópico anterior deste artigo, ser uma referência no LinkedIn abre portas de trabalho. Afinal de contas, quanto mais você demonstra que entende do que faz, mais conquista a atenção das grandes empresas e dos recrutadores que usam a rede corporativa. Portanto, ser uma referência na rede é uma grande oportunidade para você se tornar uma pessoa conhecida no meio digital e, assim, ter o seu espaço no mercado de trabalho ou ser chamado para eventos, palestras e congressos.
Aumenta as conexões
Outra vantagem de ser uma referência no LinkedIn é que quanto mais você publica conteúdo útil, mais aumenta as conexões. As pessoas passam a dar valor ao que você escreve e, portanto, têm o interesse em participar da rede. É simples constatar isso. Quer saber o que fazer? Comece agora mesmo a publicar conteúdos que interessam a sua audiência e veja o quanto aumentará as suas conexões.
E o mais importante disso tudo é que você não terá apenas o seu público final interessado em tudo que você escreve, mas sim profissionais da sua área, que terão o interesse em aprender um pouco mais com você. E isso é ruim? Não! Porque muitos profissionais buscam outros para fazer parceria e você só fechará bons negócios se tiver uma presença ativa no LinkedIn.
Conquista pessoas para o seu projeto pessoal
E se o seu interesse é divulgar um projeto pessoal, o LinkedIn é uma boa alternativa. Imagine que você tem um projeto voltado para profissionais ou empresas em geral. Você pode saber como ser uma referência no LinkedIn para se posicionar na rede e enviar leitores para o seu blog, por exemplo, ou outra rede que você inspira as pessoas.
Eu mesma divulgo os artigos da Radar do Conteúdo no LinkedIn e, portanto, mando tráfego para o blog, onde mostro os meus conteúdos e cursos como o Perfil LinkedIn 60 minutos.
Então, aproveite! Seja uma autoridade na rede e encante a sua audiência!
Mostra o seu lado profissional
E aqui a gente ressalta que ser uma referência na rede é uma maneira de mostrar o seu lado profissional. As suas conexões vão perceber que você entende realmente do que fala, e assim, elas terão mais confiança no seu trabalho.
Além disso, as suas próprias conexões poderão indicar o seu perfil para outras pessoas e você aumentar a sua rede profissional.
Demonstra o quanto você é humano
Outra vantagem do LinkedIn é que ele demonstra o quanto é humano. Quando você publica algum conteúdo que fala sobre as suas experiências profissionais ou que ajudou alguma pessoa, ou que teve empatia por alguém, isso conquista ainda mais a sua audiência. Hoje, quanto mais humano você for, melhor! E nós temos a tendência de ter empatia pelos outros, se colocar no lugar daquele que sofre, que perdeu o emprego ou que passa por algum tipo de dificuldade.
E aqui está a vantagem de ser uma referência no LinkedIn, pois você sensibilizará as conexões e influenciará mais pessoas a se colocarem no lugar das outras.
Como ser uma referência no LinkedIn?
Confira algumas dicas sobre como ser uma referência no LinkedIn:
Tenha um perfil completo e estratégico
A primeira dica é ter um perfil completo e estratégico. Aqui no blog, já dei algumas dicas de como aumentar a visibilidade no LinkedIn. Você também já viu outros temas referentes a essa rede social. E um deles é ter um perfil completo e estratégico. Por exemplo, saber escolher desde uma foto profissional e tomar cuidado com o resumo e as experiências profissionais.
Desta forma, conseguirá também ser uma referência no LinkedIn. Pois, quanto mais completo for o seu perfil, mais chamará a atenção de quem realmente precisa.
Crie conteúdos relevantes e de qualidade
Publique conteúdos que atinjam as suas conexões, que criem relacionamentos e te posicionem. Invista em temas que mostram as suas conquistas profissionais. Um exemplo é algum reconhecimento da empresa, onde você trabalha. Recebeu algum prêmio? Faça uma publicação. Foi homenageado por alguma entidade ou até mesmo pelo poder público? Divulgue em suas redes.
As pessoas devem saber o quanto você é reconhecido e não há melhor maneira de se fazer isso, postando as suas conquistas.
Preencha as suas informações
Leve em consideração as suas experiências e formações mais relevantes. Aqui vale lembrar que você precisa focar nas informações que vale a pena abordar na rede. Para isso, veja qual nicho pretende atuar, qual público pretende chamar a atenção e ser considerado uma referência. Por exemplo, se você é um consultor de RH e deseja ser uma referência da área, na rede, não tem porque publicar cursos extracurriculares de teatro, não é mesmo? Portanto, foque naquilo que tem a ver com a sua área profissional.
Conecte-se com as pessoas certas
É essencial se conectar com as pessoas que contribuem com a sua carreira. Se relacione com o meio profissional e as outras referências da sua área. Portanto, se você deseja saber como ser uma referência no LinkedIn, tenha ao seu lado as pessoas certas. Prefira se conectar com empresas, grupos e pessoas da sua área. Assim, você estará cada vez mais perto de alcançar os seus objetivos. Seja para conquistar um espaço no mercado de trabalho ou ser uma referência.
Se posicione
Demonstre suas opiniões com respeito , mas seja firme e interaja com suas conexões mostrando seus posicionamentos e visões sobre os assuntos. Aqui vale evitar temas polêmicos, principalmente em relação à política. Pois você só conseguirá um engajamento que não terá nenhuma importância para a sua carreira profissional.
Agora que você aprendeu como ser uma referência no LinkedIn, saberá o que fazer, não é mesmo? Quem sabe ao seguir as nossas dicas, você não se tornará um Top Voice LinkedIn ou não será convidado para o LinkedIn Creator? Pense nisso!
Gostou do nosso conteúdo? Leia o nosso próximo post e saiba se vale a pena ter um LinkedIn Premium!