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10 dicas de como criar um bom currículo no LinkedIn

Mulher negra sentada de frente para uma mesa e mexendo no notebook. Imagem ilustra pessoa aprendendo como montar um currículo no LinkedIn.

Já parou para pensar que o seu perfil no Linkedin pode ser o primeiro contato que um recrutador terá com você? 

Com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, essa é a maior rede profissional do mundo. Por isso, ter um currículo atrativo e bem estruturado é fundamental para se destacar em meio à concorrência e chamar a atenção dos contratantes. 

Então, se você quer ser reconhecido como um profissional de excelência, confira as 10 melhores dicas sobre como criar um currículo no Linkedin e transformá-lo em um verdadeiro ímã para oportunidades de carreira. Confira!

1. Coloque a área atual ou desejada no título

Uma dúvida muito comum na hora de preencher o currículo na rede social é o que se coloca no título do perfil do LinkedIn?

Tenha em mente que esse campo é um convite para que as pessoas se interessem pelo seu perfil. Então, se for preenchido corretamente, pode aumentar as suas chances de ser encontrado por recrutadores.

Para isso, é essencial utilizar palavras-chave relevantes que tenham ligação com o cargo ou a área em que você atua.Um desenvolvedor de software, por exemplo, pode incluir a sua especialização no título, como “Desenvolvedor Front-end” ou “Desenvolvedor Full Stack”.

No entanto, se você estiver buscando uma transição de carreira ou mudança de área, inclua a sua área desejada no título para atrair as oportunidades certas. Se esse mesmo desenvolvedor estiver migrando para a área de marketing, por exemplo, deve adicionar “Marketing” ao seu título do LinkedIn.

2. Preencha seus dados de contato

Imagine que um recrutador gostou do seu perfil e deseja entrar em contato com você para marcar uma entrevista, mas não encontra nenhum canal de contato no seu perfil. 

Provavelmente, esse recrutador não vai ficar aguardando uma resposta no chat e vai partir para o perfil de outro candidato que tenha oferecido canais mais rápidos de contato, como telefone e e-mail.

Com esse exemplo, fica claro que é importante preencher todos os seus dados de contato no perfil do LinkedIn. Isso inclui:

  • O seu melhor endereço de e-mail;
  • Opções de contato, como telefone e WhatsApp;
  • Links para outras redes sociais ou portfólios online.

Outra dica é incluir uma mensagem personalizada na seção de contato, informando aos recrutadores que você está aberto a novas oportunidades de trabalho e que está disponível para responder a quaisquer dúvidas ou convites para entrevistas.

3. Faça uma apresentação breve sobre você

Conhece o termo “Elevator Pitch”? O termo, que também é conhecido como “Discurso de Elevador”, é aquela apresentação rápida que você faria sobre si mesmo se encontrasse o CEO da empresa dos sonhos em um elevador.

No caso do LinkedIn, é importante ter uma apresentação breve e impactante sobre você, que desperte o interesse dos recrutadores em saber mais sobre sua trajetória e experiência profissional.

Para escrever essa apresentação, reflita sobre o que você faz de melhor e quais são suas principais competências e habilidades. Comece com uma frase curta que transmita essas informações de forma clara e objetiva. 

Por exemplo: “Sou um gerente de projetos com mais de 10 anos de experiência em liderar equipes multidisciplinares e entregar resultados de alta qualidade”.

Em seguida, você pode pontuar em forma de lista:

  • Serviços que você oferece;
  • Suas principais habilidades;
  • Seus principais resultados profissionais.

Veja também: Como o coaching de carreira te ajuda a descobrir seus pontos fortes?

4. Detalhe a sua experiência profissional

Se você quer criar um bom currículo no LinkedIn, é essencial ser objetivo, mas sem deixar de lado os aspectos mais importantes de cada posição ocupada. Lembre-se de que os recrutadores estão em busca de informações sobre a sua trajetória e como você descreve suas experiências pode fazer toda a diferença.

Então, pense nas suas responsabilidades e realizações em cada trabalho e destaque cada uma delas no campo de “Experiência”. Aqui, vale utilizar dados sempre que possível para exemplificar sua contribuição para os resultados daquela empresa.

Também é importante adaptar a linguagem e o tom de voz para cada posição. Utilize verbos de ação, como “liderar”, “implementar” e “conquistar” para descrever as suas responsabilidades e realizações.

5. Preencha sua formação acadêmica

Preencher a sua formação acadêmica no LinkedIn pode ser um grande diferencial na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Comece pelo nome da instituição, curso e nível de graduação ou pós-graduação, além da data de início e conclusão. 

Mas não se limite a isso! Para deixar o seu currículo ainda mais atrativo, acrescente informações relevantes, como projetos realizados durante o curso, principais aprendizados e prêmios conquistados. 

Se você ainda está estudando, também pode já inserir a formação e deixar claro para os recrutadores que está buscando novos conhecimentos. Nesse caso, é importante apenas colocar a data de conclusão prevista.

6. Destaque certificados profissionais

Certificados profissionais são uma ótima forma de comprovar suas habilidades e conhecimentos na sua área. Por isso, uma das principais dicas de como criar um currículo no LinkedIn é preencher a seção de “Licenças e Certificados”.

Aqui você pode inserir cursos online, cursos rápidos e workshops. Preencha corretamente o nome da certificação, a instituição que a concedeu, a data de emissão e expiração (se houver).

Além disso, acrescente também os conhecimentos e habilidades adquiridos durante a certificação. Se você possui uma licença em marketing digital, por exemplo, liste os principais conhecimentos que adquiriu, como:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • SEO;
  • BI;
  • Google Analytics.

Além de ser uma maneira de usar palavras-chave importantes para o seu mercado, essa também é uma forma de se destacar em meio à concorrência e chamar a atenção dos recrutadores.

7. Liste as suas principais competências

A forma mais eficiente de destacar suas habilidades e competências em um currículo no LinkedIn é usar o campo de “Competências”. Então, selecione as habilidades que você tem, desde as mais técnicas até as mais comportamentais, e inclua isso no seu perfil. 

Não tenha medo de ser específico e detalhado, pois isso ajuda a mostrar a sua experiência e expertise em uma determinada área. As palavras-chave correspondentes a sua área de atuação também são grandes aliadas nesse processo. 

Ao adicionar, lembre-se de selecionar a opção de “Onde você usa essa competência?”. Nesse caso, a plataforma vai oferecer a opção de relacionar essa competência com as suas experiências de trabalho anteriores. Isso ajuda a mostrar como essa competência pode ser aproveitada no dia-a-dia do trabalho.

8. Personalize o URL do seu perfil

O URL do seu perfil no Linkedin é o caminho que as pessoas digitam no navegador para encontrá-lo. Por exemplo: www.linkedin.com/seunome. Você quer ser encontrado de forma rápida, por isso, seu URL precisa ser claro e direto.

Geralmente, o URL automático gerado pela plataforma é cheio de números e caracteres especiais. Mas, para destacar o seu perfil entre os outros e torná-lo mais fácil de ser encontrado, você pode personalizar essa informação

Para isso, basta clicar no botão “Editar perfil público e URL” no canto superior direito do seu perfil. Em seguida, clique em “Editar URL” e siga as instruções para personalizar seu URL no LinkedIn

Certifique-se de escolher algo fácil de lembrar e que reflita sua marca pessoal. Além de facilitar a divulgação do seu perfil, isso também faz você parecer mais profissional para os recrutadores.

Veja também: 6 conselhos para fortalecer a sua marca pessoal

9. Use palavras-chave estratégicas

Assim como recorremos ao Google na hora de pesquisar um produto, local, ou qualquer outro termo, os recrutadores também utilizam a barra de pesquisa do Linkedin para buscar possíveis candidatos às vagas disponíveis em suas empresas. 

Por isso, é fundamental escolher cuidadosamente as palavras-chave antes de fazer qualquer atualização se você quiser saber como criar um currículo no LinkedIn. Pense sempre na sua área de atuação e na vaga que você deseja e selecione as palavras que mais se relacionam. 

Por exemplo, se você é um designer gráfico, palavras-chave relevantes podem incluir “design gráfico”, “Photoshop” e “ilustração”. 

Use essas palavras-chave em todo o seu perfil, incluindo no título, resumo e experiências profissionais anteriores. Isso aumentará a visibilidade do seu perfil no LinkedIn e tornará mais fácil para os recrutadores encontrarem você.

10. Tenha um perfil ativo

Ter um perfil ativo no LinkedIn é uma das melhores maneiras de aumentar suas chances de conseguir uma oportunidade profissional. Um perfil ativo ajuda a manter uma imagem de referência no Linkedin, o que pode aumentar sua visibilidade e atrair mais oportunidades de emprego. 

Isso porque, mais do que apenas um local para colocar suas informações de trabalho, a plataforma conecta você com outros profissionais da área, permitindo a troca de experiências, conhecimentos e network.

Mas se você não tem tempo para postar conteúdo regularmente, não se preocupe! Ter um perfil ativo não significa postar todos os dias. Participar de grupos relevantes, comentar em publicações e interagir com outras pessoas na rede é suficiente para os algoritmos mostrarem o seu perfil.

Como baixar o currículo do LinkedIn?

A grande vantagem de saber como criar um currículo no LinkedIn é que, além de servir como um currículo online, o seu perfil também pode se tornar um currículo físico caso você precise apresentar em uma entrevista de emprego, por exemplo. 

Para isso, basta salvar o perfil do LinkedIn como PDF. Esse é um processo simples e rápido que você pode fazer seguindo esse passo-a-passo:

  1. Faça login na sua conta do LinkedIn;
  2. Clique no ícone “Eu” no canto superior direito da página e selecione “Visualizar perfil”;
  3. Clique em “Mais”, logo abaixo da sua foto e título;
  4. Selecione “Salvar como PDF”;
  5. O LinkedIn começará a gerar seu currículo em PDF e ele será baixado automaticamente.

O seu currículo do LinkedIn é baseado em todas as informações e seções que falamos anteriormente. Por isso, lembre-se de atualizar todos os campos antes de baixá-lo.

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Saber como criar um currículo no LinkedIn te dará a oportunidade de destacar suas habilidades, experiências e realizações de forma mais clara e objetiva, destacando o seu currículo para os recrutadores e aumentando a sua chance de ser chamado para entrevistas.

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