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6 conselhos para fortalecer a sua marca pessoal

Uma marca pessoal forte é importante dentro do LinkedIn. É sua identidade, a maneira como as pessoas te enxergam. Tal marca revela quem somos, o que valorizamos e oferecemos. Pois, as pessoas não surgem do nada, elas possuem uma história e você precisa contar a sua. Porém, fazer o melhor que podemos é o que faz a diferença, porque ninguém nasce pronto ou grande, mas estamos aqui para evoluir todos os dias.

No entanto, para ajudar a fortalecer a sua marca pessoal, separei  6 conselhos. Mas, antes de falar sobre eles, você vai entender o que é marca pessoal, qual é a diferença entre marca pessoal e marketing pessoal e porque fortalecer a sua marca. E aí, quer aprender tudo isso? Confira o conteúdo!

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O que é marca pessoal?

A marca pessoal é como as pessoas nos vêem e quais as características que elas identificam. Essa marca revela quem somos e também o que valorizamos e oferecemos aos outros. Quando trabalhamos em uma empresa, por exemplo, os nossos colegas têm uma expectativa sobre nós baseada naquilo que apresentamos à eles. No entanto, o que nos define como uma pessoa boa ou não é a imagem que apresentamos.

Por isso é importante cuidar da nossa imagem pessoal, pois queremos que as pessoas tenham uma impressão positiva. Além disso, é importante enfatizar que a marca pessoal é dividida em personalidade, valores e habilidades. Você expressa esses detalhes quando compartilha as suas opiniões com as outras pessoas durante uma conversa ou até mesmo em uma postagem no LinkedIn.

Entretanto, entenda uma coisa: em todas as suas interações, pense sempre em criar uma marca pessoal positiva para que os outros te admirem e respeitem.

 

Qual é a diferença entre marca pessoal e marketing pessoal?

A marca pessoal é tudo aquilo que o torna único. Também tem a ver com a forma como você se posiciona e o que promete ao outro ou a maneira como se relaciona. Já o marketing pessoal é o que comunica a sua marca pessoal e a sua essência. Ele é o conjunto de táticas que você utiliza para atrair mais visibilidade para a sua marca, seja de forma offline ou online.

Por fim, podemos dizer que o marketing é uma atividade altamente focada e direcionada ao exterior, ou seja, ele leva o público a agir. Já a marca pessoal leva o público a sentir.

 

Por que fortalecer a sua marca pessoal?

Quando você fortalece a sua marca pessoal, demonstra a pessoa que realmente é. Além disso, ela te diferencia dos outros candidatos a vagas de trabalho ou profissionais que existem no mercado. Pois, o objetivo é que com essa marca você construa uma imagem pessoal que se destaque no mercado e crie uma percepção boa sobre você. Portanto, com a marca pessoal fortalecida, é possível conquistar a confiança dos clientes e empregadores.

Assim como, lapidar a imagem, ajudar a evidenciar o talento e tudo aquilo que te diferencia dos outros. Por fim, esses fatores são primordiais para que se conecte com as outras pessoas, engaje uma audiência e se torne referência no campo de atuação.

 

Quais conselhos para fortalecer sua marca pessoal?

Veja os principais conselhos para fortalecer sua marca pessoal:

 

1. Conte sua história

Todos nós temos uma história com alegrias, fracassos e recomeços. Construir sua marca é deixar que as pessoas conheçam o que te trouxe até aqui. Portanto, é importante contar a sua história. Fale, por exemplo, das suas habilidades profissionais e desafios que enfrentou. Essa técnica, com certeza, chamará a atenção de todas as suas conexões no LinkedIn e também de quem não te segue na rede.

No entanto, foque em situações que, com suas habilidades, você conseguiu superar e mostre às pessoas aonde você chegou com o seu trabalho e a sua experiência.

 

2. Cuide da sua imagem pessoal

Sua imagem diz muito sobre você. Então, cuidar da aparência, comportamento e sua comunicação são importantes para a sua marca pessoal. Por isso, se fizer um vídeo na rede social, por exemplo, esteja arrumado para aquela ocasião. Assim, você passará credibilidade em relação a sua imagem.  As mulheres podem ir além. Já ouviram falar que uma maquiagem com aspecto natural e as unhas pintadas podem chamar muita atenção na rede?

E de fato chamam! Portanto, quando fizer uma live ou até mesmo aparecer em uma reunião online, cuide da sua imagem. Pois, quando você investe em si mesmo, demonstra aos outros o quanto se importa com a sua marca pessoal.

 

3. Seja consistente

Poste com constância, interaja e compartilhe coisas que acha interessante. Essa dica é para quem deseja  fortalecer a sua marca pessoal, principalmente nas redes sociais como o LinkedIn. Não deixe de usar a rede. Poste o que você acha importante para a sua audiência e trabalhe temas relacionados a sua área. Assim, você mostrará aos outros o quanto se importa com os assuntos relacionados à sua formação e também ao cotidiano. Por isso, selecione bem o que deseja publicar.

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4. Seja autentico

Dê suas opiniões  e aprenda a lidar com as críticas construtivas. Foque em se comunicar de maneira estratégica. Veja como isso pode trazer resultados impressionantes. Ser autentico significa agir com a verdade, ser  legítimo. É um adjetivo que caracteriza o que não deixa dúvidas. Mostra que você é real e positivo. Logo, as pessoas terão mais confiança em seu trabalho e em o que você fala.

 

5. Crie uma estratégia de conteúdo e mantenha contato com a rede

Uma marca pessoal eficiente requer uma boa construção de estratégia nas redes sociais. Conteúdo relevante e estratégico são fatores fundamentais que estabelecem uma conexão com o público. Portanto, não subestime o poder das mídias sociais e crie posts para cada rede que você deseja marcar presença. Quanto ao contato virtual com as pessoas, sempre interaja com elas.

 

6. Participe de eventos corporativos

Participe, por exemplo, de eventos corporativos promovidos por membros da rede. Vá em palestras, feiras e congressos que tenham ligação com sua área de atuação e onde você vê potenciais clientes. Isso poderá te ajudar a se promover de forma mais eficiente. Conecte-se e entenda que tudo isso representa maior abertura de grandes possibilidades.

Como você viu neste artigo, fortalecer a sua marca pessoal é importante para que você tenha destaque no mercado. Além disso, a sua marca é tudo aquilo que traduz quem você é para os outros. É a forma pela qual você transmite a sua imagem e se diferencia dos demais concorrentes. Por meio da marca, você também deixa claro o seu propósito. Portanto, tenha isso sempre em mente para o sucesso profissional.

Gostou do conteúdo? Confira o próximo artigo e aprenda como ser referência no LinkedIn!

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